FAJI entregará certificados de cursos a adolescentes

Foto:J.GuedesNesta quinta-feira, 04 de dezembro cerca de 80 adolescentes e jovens de bairros diferentes de Iguatu estarão recebendo certificados de cursos profissionalizantes que foram promovidos pela FAJI – Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu, através de um projeto chamado ‘Juventude em Cena’, realizado a partir de uma parceria firmada com o Banco do Nordeste, agência local. Foi o BNB o financiador dos recursos para todas as despesas dos cursos num período de oito meses. A FAJI é a entidade mantenedora da Rádio Mais FM. A sede da instituição está instalada no mesmo endereço da emissora, na Rua Major Pedro Alcântara, 66, Alto do Cocobó, em Iguatu.

Foto:J.Guedes

Aula inaugural com a presença do presidente da fundação, José de Sá

A solenidade de entrega dos certificados acontecerá nesta sexta-feira, no auditório do Sebrae, em Iguatu. Estarão presentes, os adolescentes beneficiados, os representantes das entidades e instituições as parceiras, o presidente da Fundação, empresário Sá Vilarouca e outros convidados. O projeto Juventude em Cena, formação para o Trabalho e Cidadania objetiva desenvolver a Região através da formação pessoal e profissional de 80 jovens de bairros como Cocobó, Cohab, Verdes Parques, Areias, Centro, Vila Moura, Vila Neuma, Vila Centenário, Varjota e Fomento. O projeto foi realizado em dois módulos distintos: Formação Pessoal com a realização de oficinas no Sebrae e Instituto Elo Amigo. As oficinas funcionaram como atividades de formação pessoal sob as seguintes temáticas: ‘Adolescência e Sexualidade’, ‘Prevenção de DST/AIDS’, ‘Relações Interpessoais’, ‘Ética e Cidadania’, ‘Meio Ambiente’, ‘Empreendedorismo’ e ‘Noções Trabalhistas’

No segundo módulo os adolescentes participaram de capacitação profissional nas áreas de Gastronomia, Esporte e Lazer e Inclusão Digital. Os cursos tiveram como ponto de apoio das atividades o Clube Recreativo Iguatuense-CRI, (Esporte e Lazer) Escola Agrotécnica Federal, (Aulas teóricas de Gastronomia), Buffet de Dona Helena (aulas práticas de Gastronomia) e Sindicato dos Comerciários (Inclusão Digital). Desde o início desta semana que os adolescentes já estão estagiando em algumas empresas de Iguatu, também parceiras do projeto no trabalho de inclusão dos cursandos no mercado de trabalho. Empresas como VP Propaganda, Hospital São Camilo, Tropical Pães, O Boticário, Icavel, Telha Veículos, Multicores e grupo TubForm.

O presidente da Fundação, José de Sá Vilarouca declarou ser de suma importância o trabalho da entidade, na formação pessoal e qualificação profissional dos adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. O presidente afirmou que eles são inexperientes do ponto de vista da prática, mas que já estão adquirindo o principal que é a formação pessoal. “Muitas vezes o que falta aos nossos jovens é oportunidade. Eles têm vontade, têm talento, mas nem sempre têm a chance de ingressar numa empresa e crescer profissionalmente e com este trabalho da FAJI nós estamos tornando isso possível”, encerrou.

O projeto ‘Juventude em Cena’, nas primeiras etapas foi coordenado pela assistente social, Cláudia Feitosa. Agora, o trabalho está sob a coordenação da acadêmica do serviço social, Patrícia Lopes auxiliada pelo assistente Greyutoniles Gouvêa.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *