PROJETO – “IGUATU SEM VIOLÊNCIA”

PROJETO – “IGUATU SEM VIOLÊNCIA: PREPARANDO A JUVENTUDE PARA O MUNDO DO TRABALHO”

A FAJI, ao longo de sua trajetória, vem desenvolvendo vários projetos sociais, objetivando sempre a inclusão de jovens, na sociedade, trabalhando de modo especial a formação profissional, preparando-os para o mercado de trabalho.

No ano de 2019, concorreu ao edital 01/2019 – FIA X CMDCA, do Município de Iguatu-Ce, sendo contemplada com um projeto de capacitação profissional para adolescentes e jovens da nossa cidade.

O projeto apresentado visa a realização de três cursos:  Cabeleireiro, Manicure e Pedicure e Barbeiro, para adolescentes  e jovens das periferias da  cidade de Iguatu.

Os referidos cursos foram realizados no período de novembro/2019 a março/2020, no Núcleo de Atividades da FAJI, localizado à rua Major Pedro Alcântara, nº 68, no bairro Cocobó, nesta cidade.

Durante o mês de novembro de 2019, foram realizadas as inscrições dos alunos, compra e preparação do material a ser usado e confecção das apostilas utilizadas nos cursos e doadas a cada aluno.

Concluímos os cursos de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure. Todos os alunos foram certificados em solenidade realizada na sede do Sindicato dos Comerciários do Município de Iguatu, no 14 de Fevereiro de 2020, às 19h. Estavam presentes nesta solenidade a presidenta do CMDCA a Sra. Maria Suerda Alves Bandeira, além de outros integrantes do conselho.

Vale ressaltar o sucesso destes dois cursos, pois a FAJI e o CMDCA, através dos recursos do FIA,com certeza contribuíram para a profissionalização de aproximadamente 50 jovens e consequentemente, oportunizá-los  para entrada no mercado de trabalho. Usamos sempre como metodologia de trabalho, direcionar os participantes de nossos cursos às empresas para que possam, aperfeiçoar o aprendizado através de um estágio, assim, o fizemos  com vários alunos dos cursos acima, sendo encaminhados a diversos salões  de beleza  da cidade. A proposta era que ficassem de dois a três meses, o que não foi possível, ficaram apenas um mês, pois no início da pandemia, os salões já deixaram de funcionar, metade do mês de março. Temos ótimas informações da turma, muitos iniciaram seus pequenos negócios em suas próprias casas.

 

Infelizmente, a pandemia atrapalhou, mas aos poucos estão retornando ás suas atividades. Temos os grupos dos alunos e instrutores no whatsAPP para continuar mantendo  contatos e acompanhamento pós curso, uma vez que não poderemos acompanhá-los presencialmente.

Fomos obrigados a suspender o referido curso, em vista o início da pandemia da COVID 19. Todas nossas atividades que envolviam pessoas foram adiadas. A nossa Meta proposta no projeto, era capacitar 45 jovens, ou seja 15 em cada curso. Fomos bem além, conseguimos inscrever 60 alunos no total, nas duas primeiras turmas, Cabeleireiro e Manicure, foram certificados 35 jovens.

Após a conclusão do curso de barbeiro,que só aconteceu em 2021, No dia 04 de novembro de 2021, a FAJI realizou a cerimônia de entrega de certificados aos jovens concludentes do curso de Barbeiro. A solenidade aconteceu na sede do Sindicato dos cemerciários de Iguatu, contou com a participação da presidenta da FAJI, Maria de Fátima Sobreira Carneiro, do sócio fundador da entidade, José de Sá Vilarouca, familiares dos alunos e convidados. Os jovens participantes do curso de barbeiro saem capacitados para o mercado de trabalho no que diz respeito aos cuidados com o rosto do homem.

 

 

 

A nossa avaliação é de que os objetivos e resultados esperados foram atingidos, pois realmente foram capacitados e preparados para este mercado de trabalho. Antes mesmo do final do curso, já tínhamos notícias de que alguns participantes já estavam trabalhando como autônomos.

 

DEPOIMENTOS DOS INSTRUTORES-

Edi Alves da Silva Oliveira –Instrutora do Curso Cabeleireiro

“Na minha avaliação o curso de cabeleireiro teve um grande aprendizado. Considero que 90% dos alunos, tiveram muito interesse. Senti, que alguns apresentavam medo de lidar com o público, na verdade é uma atividade que exige bastante conhecimento, mas usei uma metodologia que  facilitou o crescimento da grande maioria da turma. Até aumentamos algumas aulas práticas, para que todos saíssem do curso preparados para exercer a profissão. Mesmo com a pandemia, fiquei em contato com todos e afirmo que 40% da turma está exercendo a função de cabeleireiro, outros ainda não tiveram oportunidade de montar seu próprio negócio ou de trabalhar em parcerias.”

Luana Lima de Oliveira – Instrutora curso de Manicure e Pedicure

“A minha turma de manicure e pedicure , teve um grande aprendizado, alunas dedicadas, comprometidas, responsáveis. Afirmo que estão capacitadas para entrar no mercado de trabalho. Continuam se exercitando, pois este período de pandemia, dificultou muito. Estão retomando os trabalhos e várias já trabalham em sua próprias casas, prá elas mesmas.”

Assim sendo, afirmamos que grande parte dos jovens participantes dos cursos, estão conseguindo geração de renda para se e suas famílias, o que nos deixa bastantes felizes com o sucesso dos mesmos. Conforme está previsto no projeto, a FAJI entregou a cada participante dos cursos um kit básico, com alguns itens, como ferramentas para o início de sua atividades. Reconhecemos não ser suficiente para o bom desempenho dos trabalhos. Acreditamos que esse fator dificulta aos mais necessitados adquirirem suas ferramentas de trabalho e iniciar suas atividades.

Além do conteúdo proposto para os cursos, a FAJI, ofereceu palestras e rodas de conversa sobre empreendedorismo,Cidadania , Relações Humanas interpessoais, e Relações no Trabalho. Temas que consideramos de extrema importância para esta juventude ,que na sua maioria vive em situação de  vulnerabilidade.

Consideramos de grande importância este recurso recebido do CMDCA X FIA, no valor de R$ 10.000,00, para a realização deste projeto. Cerca de50 jovens de comunidades carentes estão preparados e capacitados profissionalmente para o mercado de trabalho na área  da beleza. Segmento que cresce e oferece grandes oportunidades de Geração de Trabalho e Renda.

Além das aulas teóricas e práticas, os alunos receberam um Kit básico para iniciaremas suas atividades. Alguns destes alunos estão sendo encaminhados pela FAJI para estágio em salões de beleza da cidade, como complemento ao aprendizado. Muitos já estão iniciando o seu próprio negócio e com bons resultados..

A nossa avaliação é bastante positiva, pois sem estes recursos seria inviável a realização destes  cursos.