Com o tema ‘Social’ FAJI e Rádio Mais FM são homenageadas em mostra cultural pela Escola Modelo de Iguatu

A Escola Modelo de Iguatu, na edição deste ano da Semana da Cultura Brasileira homenageou as entidades e instituições do município. A exemplo do ano passado quando as famílias tradicionais foram pesquisadas e expostas, neste ano, o trabalho social filantrópico desenvolvido por mais de dez instituições e entidades locais virou tema do trabalho de pesquisa dos estudantes, da educação infantil, ensino fundamental I e II E 1º e 2º anos do ensino médio.

O trabalho dos estudantes e professores em toda produção de pesquisa para exposição nas salas e apresentações no pátio da escola deixou uma noção da extensão social que envolve as ações das instituições de Iguatu. Durante pelo menos um mês os estudantes fizeram pesquisa de campo indo até as entidades buscar informações sobre a história, a trajetória, seus fundadores e os projetos de cunho social realizados para atender as camadas mais carentes da população. As coordenadoras pedagógicas usaram a mesma metodologia para que o trabalho deixe aprendizado. Os professores trabalharam com os alunos toda a parte teórica, para depois fazer a culminância na prática com as apresentações e exposições nas salas.

Elder Costa, professor e Diretor da Escola Modelo

Na quinta-feira (15) e sexta (16) as duas galerias de salas, no térreo e andar superior, foram abertas ao público para visitação. As salas cuidadosamente ornamentadas foram transformadas nos ambientes das instituições, fruto da pesquisa dos alunos. Como uma das salas do 2º Ano em que os alunos reproduziram o salão de reuniões da Loja Maçônica Deus e Liberdade nº 10. Em outra sala, do ensino fundamental, os estudantes montaram um estúdio de rádio que lembra a Rádio Mais FM em alusão à Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu, mantenedora da emissora, homenageada como instituição.

\"As

 

\"Sá

FAJI

É uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que atua no município de Iguatu, visando apoiar e executar projetos e serviços. Foi fundada em 20 de junho de 2003, tendo como atividades principais dar suporte ao funcionamento da rádio educativa mais FM de Iguatu através de convênios e parcerias, buscando um forte envolvimento com a juventude de Iguatu, a fim de desenvolver projetos na área social.

Projetos Desenvolvidos 

O primeiro projeto desenvolvido pela Fundação é a própria Rádio Educativa Mais Fm, que abriu seu sinal no dia 1° de abril de 2007. A ela tem a proposta de fazer uma rádio ética, aberta e participativa, onde a música de qualidade e a informação são os carros chefe de sua programação. O seu portal na Internet oferece informação, além da possibilidade de ser ouvida de qualquer lugar do mundo.

\"Os

Outro projeto desenvolvido pela Fundação foi o Projeto Juventude em Cena, iniciado em 2008. O projeto tinha como objetivo contribuir com o desenvolvimento da região através da formação pessoal e profissional de jovens nas áreas de esporte e lazer, inclusão digital e trabalho erenda, visando o resgate da cidadania e proporcionando a sua inclusão social. O projeto atendeu a jovens e teve como parceiros as seguintes instituições: Instituto Elo Amigo, Sindicato dos Comerciários, Sebrae, EAFI, CRI, e a loja O Boticário. Foi financiado pelo Banco do Nordeste.

Em 2010, a FAJI executou o Projeto Juventude e Cidadania, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da região, através de uma formação pessoal e profissional, focada na geração do trabalho e renda e na inserção social e econômica de adolescentes e jovens de baixa renda de Iguatu. O projeto teve como metas a capacitação de jovens nos 07 meses do projeto, na área de Higiene e Beleza (cabeleireiro) visando o impulsionar de iniciativas empreendedoras com vista ao aumento de renda através da auto-gestão, economia solidária ou emprego formal. Também foram capacitados  outros beneficiários nos 07 meses do projeto na área de informática, buscando facilitar a sua inserção numa sociedade cada vez mais informatizada e no mercado de trabalho.

Através do Projeto Juventude e Cidadania, financiado pelo Banco do Nordeste, foram capacitados 20 jovens na área de imagem pessoal (Cabeleireiros) e 40 beneficiados na área de inclusão digital, que passaram por estágios em empresas locais, favorecendo a contratação de alguns deles após formação. Parte dos novos cabeleireiros já montou o próprio negócio.

O ‘Mais Ação’ é um outro projeto de cidadania, e consiste na realização de atividades especiais em comunidades (bairros) de Iguatu. Tendo como instrumento a rádio Mais FM, a FAJI propõe a realização de atividades de cunho social em parceria com instituições públicas e privadas em bairros da cidade.

\"Os

 

Deixe um comentário